Limpeza, instalação e manutenção de
AR CONDICIONADO.

Peça Agora !

Limpeza, instalação e manutenção de Ar Condicionado

Instalação de ar condicionado

Ar condicionado tipo janela - Antes da instalação do ar condicionado de parede ou de janela, o passo mais importante é a escolha do aparelho em si. Se você for comprar um aparelho de ar condicionado de janela ou de parede, no ato da compra é preciso verificar alguns detalhes. Em primeiro lugar a tensão de alimentação do aparelho conforme a tensão de onde vai fazer a instalação de ar condicionado (110 v. ou 220 v.) e a potência, geralmente nos projetos se dimensionam a predisposição para ar condicionado de 1HP.

Depois de verificar a instalação elétrica, você tem que observar as dimensões do caixilho para o ar condicionado na janela ou na parede, porque a caixa do aparelho deve ter o tamanho um pouco menor que o espaço disponível no caixilho.

A instalação de ar condicionado de janela é muito barata e de fácil execução. Se o caixilho estiver pronto, é só colocar o aparelho no lugar. Depois disso você terá que fazer a vedação com a espuma (geralmente é fornecida junto com o aparelho), fixar o aparelho ao caixilho, conectar o cabo de força na tomada apropriada e ligar o ar condicionado.

Depois que o aparelho de ar condicionado estiver funcionando, é só verificar se está gelando e se não está formando gelo no condensador, e é claro, que o filtro esteja sempre limpo.

No caso de instalação de ar condicionado tipo split, o primeiro passo consiste em determinar o equipamento correto, para isso solicite uma visita técnica da LimpeBem para dimensionamento correto do ambiente, em nosso site www.limpebem.com existe um dimensionador virtual, que poderá auxiliá-lo.

Feito isto partiremos para outros pontos de suma importância:

Local de fixação do evaporador (Unidade Interna)

O ideal para instalação de ar condicionado é um local onde ele fique voltado para a face maior do ambiente de preferência no centro, fazendo com que o ar circule na melhor maneira possível.

(ex: em um ambiente de 3m X 4 m procure colocar o evaporador no centro da parede de 3m)

Em um ambiente entre 2.70 e 3.0 m de pé direito, é bom deixar o evaporador por volta de 15 cm do teto, nunca com menos de 5 cm, pois prejudica o rendimento e fica horrível para fixação.

Outra dica para instalação de ar condicionado é manter o evaporador longe de fontes de calor, como lâmpada, etc., e não instalá-los sob equipamentos eletroeletrônicos, pois sempre existe o risco de pingar água e danificar o equipamento.

Sistema de drenagem:

O dreno normalmente fica localizado na parte inferior do evaporador em uma das laterais, o ideal e efetuar a conexão do dreno pelo lado direito, deixando assim o lado esquerdo para conexão das tubulações.

A Água do dreno desce por gravidade, com exceção do modelo cassete que tem que ser instalado com bomba de drenagem.

Jamais deve se conectar o dreno em rede de esgotos, procure água pluvial, o dreno consegue trazer pra dentro do ambiente todo o cheiro do local aonde ele foi conectado, em ultimo caso coloque um sifão.

Conexões das tubulações

Este é um ponto que é de extrema importância, pois um flange mal feito pode ocasionar a perda de gás, e trazer grandes transtornos para reposição deste gás e o equipamento quando roda sem gás, pode até queimar o compressor. Na instalação do ar condicionado deve-se utilizar apenas graxa na flange, pois metal adere com metal através de graxa, nunca utilizar veda rosca ou super bonder.

Testes de vazamentos

Quando a tubulação de cobre não leva solda é dispensável a utilização de nitrogênio para saber se há vazamentos, porem se tiver solda e esta for ficar embutida ou sobre o forro, o instalador deve pressurizar o sistema com nitrogênio e retornar no dia seguinte para medir a pressão.

Colocação do condensador (unidade externa)

A mesma foi projetada para trabalhar ao ar livre, quanto mais ar ela tiver melhor, o suporte do mesmo deve estar bem fixado, às vezes é necessário furar a parede de lado a lado e fixar por dentro do ambiente, principalmente se este representar um perigo se cair. Afinal você também é responsável pelos serviços executados por qualquer empresa dentro de sua residência

Não se deve pendurar o equipamento abaixo de janela, fica ruim para manutenção futura e existe risco na colocação do suporte e do condensador, um deslize pode ser fatal.


Manutenção de ar condicionado

A correta manutenção de ar condicionado deve ser efetuada por empresas capacitadas e com respaldo dos fabricantes, mesmo porque na maioria dos Manuais do Proprietário que seguem juntamente com os aparelhos de ar condicionado tem um item específico que diz que a Garantia só é concedida apara aqueles que efetuarem a manutenção de ar condicionado.

Por outro lado em 28 de Agosto de 2008, através da Portaria nº 3523 foi criado para a manutenção de ar condicionado o Plano de Manutenção Operação e Controle onde são estipulados quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. É especificado também, qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local. Garantido assim boa qualidade no ar do ambiente, não oferecendo risco à saúde dos ocupantes.

A manutenção de ar condicionado através do PMCO é obrigatória para todas as empresas cujo sistema de climatização possuir capacidade de 5 TR (60.000B= Btu). Mesmo que esta capacidade seja atingida pela soma de pequenos sistemas dentro de um mesmo ambiente.

A LimpeBem tem equipes altamente qualificadas na manutenção de ar condicionado e efetua os seguintes serviços na área preventiva:

  • Limpeza dos filtros de ar;
  • Verificações do sistema elétrico e consumo (tensão, corrente, etc.)
  • Verificação das serpentinas do evaporador e condensador;
  • Verificação de possíveis entupimentos na mangueira do dreno;
  • Verificação do isolamento térmico;
  • Medição da pressão de equilíbrio do gás refrigerante;
  • Limpeza das bandejas coletoras de água;
  • Verificação da parte elétrica e eletrônica;
  • Verificação do funcionamento dos controles, termostatos, etc.;
  • Verificação da atuação e ajuste de ruídos, vibrações anormais, com as devidas correções, necessárias ao perfeito funcionamento do equipamento;
  • Aplicação de produto bactericida, fungicida e germicida;
  • Limpeza geral.

Quanto à manutenção de ar condicionado corretiva a LimpeBem dispõe de técnicos que efetuam rapidamente a manutenção de ar condicionado necessária sempre com preços e condições especiais.

Manutenção de ar condicionado com competência só na LimpeBem.